Chegámos a medo, víamos os de Santiago que chegaram no mesmo dia, estávamos nos mesmos sítios mas não conseguíamos socializar... A noite passou e o dia do verdadeiro encontro chegou. Éramos poucos, mas isso ajudou a tornar o ambiente muito mais familiar :)
Bem, o almoço foi o que foi. "ARROZ COM MOLHO, SÓÓÓ ? UI VAMOS MORRER A FOME! EIA AGORA É QUE EU VOU EMAGRECER " mas logo acalmamos e passamos às super tarefas (extremamente difíceis diga-se de passagem). Estávamos um bocado perdidos ainda. O espanhol passava-nos ao lado e os espanhóis já sabiam exactamente o que e como fazer pois Bujedo já não era novidade para eles. Acabadas as tarefas era hora de lavar os dentes e tentar socializar (acreditávamos que com um hálito fresco era mais fácil, mas logo reparamos que não era bem assim).
Acaba-se o descanso, começam os jogos de conhecimento, aí sim passamos a conhecer as pessoas, até dos portugueses descobrimos coisas novas! A Nídia mora em Galegos sabiam? A comida favorita da Ana são Waffles, e porque quero manter a minha integridade física não me vou pronunciar mais sobre este jogo xD
Depois das apresentações pessoais passamos a apresentação dos grupos de origem, em que falámos um pouco do nosso grupo, do que fazíamos… enfim, contar um pouco do nosso percurso. Foi também neste primeiro dia que nos deram um caderno, caderno que veio a ser o nosso diário e companheiro de catequeses e orações pessoais.
A primeira palavra que fomos pintando nos nossos cadernos entre caminhada, tempos livres, oração, catequeses e afins foi “Êxodo”. Falámos do nosso êxodo pessoal, da nossa relação com Deus, quando sentíamos a presença dele na nossa vida.
Depois foi a vez de pintarmos “Aliança”! Perguntamo-nos: O que pode significar aliança? Um elo... neste caso um elo com Deus?! Dentro deste tema, foi-nos apresentada a história do povo de Israel, que vagueou 40 anos pelo deserto procurando liberdade. Foram anos de fome, sede, revolta, até à terra prometida. Durante a sua caminhada passaram por grandes desafios, e depois de tudo ter acabado concluíram que cada acontecimento tinha a mão de Deus. É uma história de amor e fidelidade com Ele, que nos mostra um bom exemplo do que poderá ser a aliança. Vimos que Deus está sempre connosco e com Ele podemos ter uma aliança.
De seguida foi-nos apresentado o tema “Grupo”, que foi sem dúvida dos mais importantes. Ajudou-nos a reflectir sobre o nosso grupo cristão, sobre os seus aspectos negativos e positivos, sobre qual a nossa atitude no grupo. Depois de termos analisado tudo isso, reflectimos no que era preciso mudar em nós e no grupo. Penso que para nós falar sobre o grupo ajudou-nos a perceber o quanto o grupo é importante, que ele pode ser melhor, e que nós podemos ter um papel nisso, e sermos felizes com ele.
Chegou depois o “Deserto”, e o Deserto foi A experiência. Chegamos ao fim do dia estourados… Estourados mas satisfeitos! Satisfeitos por termos conseguido vencer uma etapa juntos, por ultrapassarmos todas as dificuldades mesmo que uns fossem por caminhos mais fáceis e outros pelos mais difíceis. Sentimos calor, fome, sede, cansaço, mas tudo isto ajudou a valorizar mais o que de bom nos acontecia. A sombra que nos aparecia depois de horas de caminho ao sol, o cantil de água que aparecia sempre que a boca estava seca, a comida quando já ninguém sentia o estômago, alguém que te dava a mão quando pensavas desistir...
O tema que se seguiu foi “Profetas”. Profeta sou eu, és tu, somos nós. O profeta anuncia, o profeta conhece o destino, o profeta está atento aos sinais, o profeta mantém a união, é contemplativo. Um profeta é alguém que através de gestos, palavras e atitudes marca a diferença. “Hoje existem profetas que como sempre são a minoria. Têm nome. Não olhemos para o céu perguntando porque está fechado. Olhemos à nossa volta: são os nossos irmãos. Outra forma de viver, outra maneira de viver, outra forma de partilhar, novas formas de servir e gozar estão em caminho. Vamo-nos unir” .
Depois de percebermos que todos podemos ser profetas, deparamo-nos com a seguinte frase: JESUS TE LLAMA!! É o tema da vocação e dos marginalizados! “Para que hás nacido ? “ pergunta o Rór Ré (Jorge em espanhol xD). Depois de muita excitação por parte dos animandos o Chiño responde “Nasci para viver e para ser feliz!” e o Jorge Abraham volta a perguntar “Y como? Haciendo felices a los demas”. Todos passamos por dificuldades ao longo da nossa vida, mas a é capacidade de as enfrentarmos e de lutarmos contra a comodidade e contra o nosso “apetite” que mostra uma personalidade madura.
Surge também a pergunta: “Onde está o teu irmão?” Uma pergunta muito forte que nos acompanhou ao longo de um dia de grande reflexão. Nesse dia tivemos oportunidade de reflectir sobre a nossa atitude perante os nossos irmãos: Egocêntrica ou atitude de Serviço. Foi-nos dado então um tempo para estarmos sozinhos com Deus… tempo de reflexão pessoal. No qual tentamos procurar respostas para as perguntas: Que quer Deus de mim?.. Onde posso ser mais feliz dando a minha vida?..Onde posso servir mais e melhor? Foi um dia para pensarmos no nosso caminho de fé, na nossa experiência com Deus, e concluímos que este encontro nos ajudou a perceber e intensificar esta experiência. Onde posso ser mais feliz dando a minha vida?..Onde posso servir mais e melhor? Ajudou também a repensarmos na nossa atitude para com os outros, como podemos ajudar os outros e surgiu aquela tão importante palavra: Voluntariado!
Por último, neste encontro foi nos dado a conhecer o que nos espera no futuro enquanto grupo cristão e são mesmo muitas coisas…=) No próximo ano não pode faltar:
- Compromisso social;
- Oração de grupo;
- Oração pessoal;
- Reunião semanal;
- Convívios;
- Entrevista;
- Passar tempo com o grupo,
- Campo de trabalho;
- Encontro de oração;
- Páscoa;
- Encontros de grupo;
- Encontro de Zona.
demorou mas chegou :D ta grande mas mais curto era impossivel -.-'
vim so deixar mais um pra ficar um numero mais bonito xD
XD ta mesmo lindo joana...
ta mesmo bom joana!!!fizeste-me passar meia hora a ler aquilo!!!
Joana... e Helena...
desculpa alcides...
correcçao...
XD ta mesmo lindo joana e helena..
Simsim, parabéns à Joana e à Helena :)
É de facto um texto grande, mas sem dúvida que descreve muito bem os dias por que lá passamos :)
Melhor era impossivel.. para descrever tudinho (: