Dias como o de amanhã já são muito poucos, apenas o 1º de Janeiro, Dia de Santa Maria, Mãe de Deus; a Sexta-feira Santa, antes do Domingo de Páscoa; a Festa do Corpo de Deus, sempre a uma 5º-feira; a Assunção da Virgem Santa Maria, a 15 de Agosto; o Dia de Todos os Santos, a 1 de Novembro; a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, a 8 de Dezembro, e no preciso mês, o Natal do Senhor, a 25.
A festa de amanhã é o Corpo de Deus, uma solenidade que começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada universalmente pelo Papa Urbano IV através da bula "Transitus", em 1264, dotando-a com Missa e ofício próprios.
Terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do séc. XIII e tomou a denominação de Festa do Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular da Euraristia é manifestada no 60º dia após a Páscoa e forçosamente numa 5ª-feira, fazendo assim a união íntima com a última Ceia, de Quinta-feira Santa.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é então uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (lembram-se da missa em Lijó... da homilia e tal?...) que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.
Sabiam?
www.wikipedia.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi para ser mais exacto...
E resposta à minha pergunta?
sabiaaaaa :D
pronto, se calhar não xD
Obrigada pela explicação Alcides! =)
é que apesar de saber que é obrigatório participar na missa neste dia, nunca me tinha esforçado muito por saber qual a razão desta celebração!