• Início
  • Posts RSS
  • Comentários RSS
  • Editar
Blue Orange Green Pink Purple

Photobucket

Bujedo =]

Ora bem, ora bem, por onde começar...

O início de um texto para mim nunca é tarefa fácil: as palavras custam a sair, as ideias teimam em não aparecer e a tão esperada "inspiração" parece que está lá bem escondida no seu cantinho. No entanto, à medida em que me debruço sobre o texto, o envolvimento vai sendo maior, as ideias ao poucos tornam-se claras e as palavras vão fluindo espontaneamente.

Da mesma maneira se passou com a minha ida para Bujedo. Apesar das boas expectativas que tinha, os "relatos" sobre Bujedo eram demasiados vagos, indefinidos e misteriosos, nos quais era uma constante a ideia de que era "uma experiência muito importante e forte na nossa caminhada e que tínhamos que aproveitar todos os momentos que por lá iríamos viver". Ainda que levasse comigo curiosidade, ansiedade e abertura, levava também alguma incerteza e confusão. A época de exames tinha acabado muito recentemente e eu sentia-me cansada e desanimada, de modo que só queria "férias a sério". Já para não falar na suposta "barreira" da língua.

E assim fui, de bagagem na mão, de espírito dividido, pronta para Bujedo.

Hmm, lembram-se das tretas que acabei de escrever de uma tal "incerteza e confusão", "cansaço e desânimo" e "barreiras"? Pois podem tratar de esquecer isso, porque foi exactamente isso que me aconteceu logo que lá cheguei.

Encontrei um espaço de tal modo preenchido por alegria, satisfação, convivência e solidariedade que não havia de modo algum espaço para desânimo, confusão ou cansaço.
Encontrei pessoas, encontrei língua diferente, encontrei hábitos diferentes, encontrei felicidade, encontrei amigos, encontrei divertimento, encontrei emoções, encontrei esclarecimento, encontrei Deus, encontrei experiências, encontrei umas "férias a sério"... e mais uns montes de "encontrei" poderia continuar a dizer.

E assim cheguei, cheia de "encontrei" e de vontade de estar no grupo, pronta outra vez para Bujedo : )
Read More 4 comentários | Publicada por Ana Pedroso | edit post

Lista das comprinhas para o fim-de-semana em Castelo

Quantidades Responsável

Leite +/- 9 Litros Rui, Joana

Cereais 4 caixas de chocapic, Jorge, Rui (nestun)
2 de nestun Cris,Ima

Açúcar 1 kg Helena

Café 1 frasco Abilheira

Pão de forma 4 sacas Nidia, Alcides

Queijo Ana

Fiambre/ mortadela Natália

Bolachas cada um leva as suas preferidas

Nutela 1 embalagem Henrique

Fruta Helena, Jorge (maracujás)

Lasanha 6

Bebidas Cada um leva as sua preferida

Pizza 6

Batatas fritas 6 sacas Jorge, Natália

Chá Cris, Ana

Bolos/bolinhos Quem quiser levar alguma doçaria

Frango Compra-se por lá



*Não esquecer: Ter sempre algum dinheiro à mão.
Read More 3 comentários | Publicada por Natália | edit post

Que azar... ;)


Mais uma vez temos os mesmos animadores :)

Venham lá os atrasos do Abilheira e a organização do Alcides.

Read More 5 comentários | Publicada por Cris | edit post

Cris a bugear

Acordei cedo, meti-me num combóio com a mochila verde às costas, e lá estava eu em Barcelos à espera do Abi pronta para ir para Bugedo numa carrinha duvidosa...

Não tinha expectativas...

Uma longa viagem com muitas paragens, para idas à casinha...:)

Estou em Bugedo e a magnitude do edifício deslumbra-me, mas a minha receptividade é quase nula. Sei que estou birrenta, que não quero aprender espanhol, não quero comer aquela comida, dormir naqueles quartos, acordar com aquela música...

Bugedo não tem definição. Ainda não consegui explicar a ninguém o que lá fiz, o que passei, o que vivi. Limito-me a dizer que gostei, foi importante e ponto, fica por ai...
Caminhei, ri, resmunguei, dormi em pé...
Foi uma semana fantástica, cheia de coisas novas inesperadas, incertezas, dias para pensar, reflectir, avaliar, exprimir tudo aquilo que se passa comigo, com os outros, tudo aquilo que sou, o que não desejo ser, e o que poderei ser se seguir este caminho no meu ritmo da forma mais correcta...
Encontrei pessoas diferentes, vidas diferentes, uns mais crentes outros menos, grupos como o nosso Mesa de Pau, com defeitos, virtudes, coisas a mudar, problemas, motivações...

Trouxe amizades fortalecidas, força para continuar, espírito de solidariedade, vontade de fazer voluntariado, um puxão de orelhas do Abi...
Read More 3 comentários | Publicada por Cris | edit post

BUJEDÓ

Um mês e 14 dias depois cá estou eu a prestar o meu depoimento :D Segundo o nosso querido Abileira, tenho dificuldade de expressão e assim sendo, vai-me ser complicado transmitir tudo o que vivi em Bujedo. No entanto, vou fazer o meu melhor :)

Sinceramente, não tinha a minima vontade de ir passar aqueles dias a um lugar que não conhecia, rodeada de pessoas que não conhecia e com uma língua com que pouco me entendia. O que é que aquela porra ia contribuir pra minha vida? Não via nada mas mesmo nada de bom naquela ida. Além disso, estava mais pra lá do que pra cá e o que tinha em mente era abandonar o grupo (e estava decidida a fazê-lo). Contudo, fui “convencida” a ir mesmo não percebendo porquê e para quê.

Ora bem, no dia 22 de Julho lá fomos nós na maravilhosa carrinha com um ar condicionado duvidoso e com as malas aos pés. Uns mais bem dispostos, outros a queixarem-se de tudo.
Quando lá chegamos, assustei-me um bocadinho. Muito caladinha, observava tudo e pensava “OMG! O que é que eu vou fazer aqui uma semana?!” Mas não entrei em pânico (como de costume) e como sou boa rapariga dei o benefício da dúvida e esperei mais um diazinho. Atrás desse diazinho veio outro diazinho e atrás desse outro. Quando dei por mim, e como melodramática que sou, estava a pensar “Bolas, isto é bom de mais pra ti! Não estás à altura disto!”. Quer dizer, eu já estava lá, o que é que podia fazer? Então, deixei os dramas de parte e decidi entregar-me por completo aquele encontro que dias antes tinhas achado uma perda de tempo. Acredito que vivi uma das melhores experiencias da minha vida e que isso me fez mudar.

O caderninho amarelo está numa gaveta de minha secretária e ainda não o abri desde que cheguei. Olho para ele quase todos os dias e não o consigo abrir. Não consigo porque tenho saudades. Saudades daquele sitio, daquelas pessoas e do bem me fez lá estar. Foi em Bujedo que descobri que o nosso grupo não é o único a ter problemas e que a língua não é entrave para nada. Descobri quem sou e o que cá ando a fazer. E cresci por isso, por descobrir. Posso ter sido resmungona e chata em relação às caminhadas, aos horários e à confusão que são as refeições deles mas eu não mudava nada, nenhuma experiência, dinâmica ou oração.

Voltei de Bujedo com vontade de fazer mais pelo Grupo e pelos outros. Voltei mais Cristã e mais próxima d'Ele. Voltei uma pessoa infantilmente crescida. E, parece estúpido dizer isto, mas aquele encontro mudou-me a cabeça e o coração.
Read More 4 comentários | Publicada por NídiaLira | edit post

Encontro de Bujedo

A contagem já atinge os 40... hummm... pois é, já passaram 40 dias desde aquela tão esperada Terça-feira em que partimos para Bujedo (: Só agora, depois de algum tempo, fui capaz de avaliar todas as experiências que vivi e perceber o quanto importante é a união e a presença de todos para que o grupo seja saudável e equilibrado.

Durante as reuniões de grupo, quando falávamos sobre a ida a Bujedo, poucas coisas eram referidas, todos estávamos curiosos para saber o que se ia passar durante aqueles diazinhos, não sabíamos o que levar na bagagem, não sabíamos o que iríamos encontrar, só esperávamos trazer boas recordações… A única barreira que podíamos ter nos primeiros dias, era a comunicação.

Depois de algumas horas de viagem, momentos de animação e descanso (excepto o Abilheira que foi sempre a conduzir ;) ), finalmente chegamos ao “mundo” de Bujedo… a aventura tinha acabado de começar e cada um tinha que aproveitar ao máximo cada momento que lhe era proporcionado, e tentar partilhar com todos o que levava… Bem eu levei um pouquinho de mim também, levei vontade de conhecer novas pessoas e socializar, levei curiosidade de estar em contacto com uma língua e cultura diferente da nossa, levei umas gramas de disponibilidade, a somar ao espírito de aventura e inter-ajuda, e como não podia faltar o meu sorriso para que todos vissem a alegria que sentia em estar ali ;D… mas isto tudo fica aquém do que lá encontrei, acaba por ser indescritível todos os momentos que lá passamos desde a amizade que se fazia sentir entre todos, a presença, a reflexão de cada dia, o sentido de partilha, a caminhada cheia de contratempos, os testemunhos e voluntariado, a piscina (palco de alguns momentos de convívio), fizeram com que superássemos o cansaço, o fracasso e a solidão. Cada dia era único, acordava sem saber o que ia fazer a seguir, o que nos dava mais vontade para enfrentar o dia. Foram debatidos alguns temas e cada um com a sua dinâmica. Lembram-se daquela música: "Sal de tu caverna, sal de tu caverna…"? Lembram-se do tema do deserto em que passamos o dia a andar, e não tomamos o pequeno almoço (é de referir que é a principal refeição do dia)! Lembram-se de tentarmos definir o que era e quem podia ser profeta?... Falamos também do próximo e referimos o voluntariado como forma de apoiar os marginalizados, mas que para isso é importante que exista uma vocação. Chegámos também a comparar os diferentes grupos e avaliar quais as atitudes a mudar no grupo, e como todos também o nosso tem os seus fraquinhos que todos nós sabemos… :)

O dia do regresso chegou! No meio de despedidas trouxémos alguns sons musicais lá de Espanha, alguns jogos e brincadeiras, mas mais importante que isso posso dizer que trouxe alguma saudade daquele pessoal e das amizades que construí, o que dá vontade de lá voltar e repetir tudo. Trouxe uma nova expectativa em relação ao meu grupo e vontade de trabalhar, dedicar-me mais às pessoas que constituem o grupo, ao voluntariado, à oração e reflexão.

E agora pessoal do grupo Mesa de Pau, gostava que não esquecessem os momentos que passámos naquele grande encontro e… vamos pá frente, pois só assim seremos um happy grupo como todos queremos…(: (:

Abraços e beijinhos
Read More 5 comentários | Publicada por Natália | edit post

Bujedo '08

Saímos para Bujedo carregados, cheios de mochilas, bolachas e cenas. Uns com roupa nova, outros com trapos velhos (que ao segundo dia já apresentavam alguma sujidade tremendamente excessiva), o que não fez com que deixássemos a mala das grandes expectativas numa qualquer estação de serviço espanhola, abandonada, perdida, desorientada…

Eu levava uma panca tremenda, ia meio vazio de espírito, despreocupado com o valor do ser humano, com a cabeça cheia de pensamentos perversos e inúteis, com o único intuito de me divertir. Porém, levava também a curiosidade sobre tudo o que se avizinhava. Algum receio também, pois estamos a falar de uma nova experiência que, sinceramente, nunca esperei ser tão profunda, nunca esperei que tivesse tanto significado. Para além disso, pouco mais levava que a normal vontade de quem vai de férias e tem que ir trabalhar aquando do regresso. E confusão, muita confusão!

Encontrei deserto... depois, uma recta... uma povoação e, finalmente, um maravilhoso edifício, conhecido por aqui como sendo ele mesmo Bujedo. Comecei só depois a encontrar as pessoas, descobrindo-as com o passar do tempo, cada dia descobrindo algo cada vez melhor em cada um. Encontrei assim gente magnífica, que nunca pensei encontrar; encontrei paz, amizade... Encontrei tudo isso! Solidariedade... Encontrei, nos outros e naquela capela, Deus. Encontrei a ajuda entre todos, encontrei momentos para pensar em tudo, momentos para rir, momentos para chorar, onde vi quem sou, quem não sou e quem quero ser. Encontrei algo fantástico que nunca mais esquecerei. Encontrei-me a mim.

Bem, espero ter trazido tudo o que encontrei, para além das amizades, para além da experiência, trouxe uma enorme vontade de fazer algo bonito pelos outros: voluntariado. Trouxe uma vontade ainda maior de querer ser grupo; trouxe coisinhas para a vida; trouxe uma cabeça bastante mais organizada, um coração mais predisposto aos outros; trouxe mais vontade de conhecer pessoas. Vim mais humano um bocadinho, vim quase um cristão com vontade de ser profeta a valer. Trouxe em mente projectos para o futuro, mas trouxe, acima de tudo, as pessoas e tudo o que consegui aprender com elas (acreditem que foi muito). Posso até ter trazido muito mais do que o que dei... Trouxe de certeza!... portanto desculpem lá qualquer coisinha.

Venero-vos pessoal!!

Grupo Mais Lindo Com Os Mais Lindos xD
Read More 3 comentários | Publicada por Jorge_Barboza_! | edit post
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial

MESA DE PAU

  • Sobre nós...
      Arranjem alguma coisa para escrever aqui.
  • Patrocinados por...

    Patrocinados por...

    Arquivo do blogue

    • ►  2010 (11)
      • ►  agosto (1)
      • ►  abril (1)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (3)
      • ►  janeiro (4)
    • ►  2009 (61)
      • ►  dezembro (4)
      • ►  novembro (3)
      • ►  outubro (4)
      • ►  setembro (4)
      • ►  agosto (6)
      • ►  julho (13)
      • ►  junho (17)
      • ►  abril (6)
      • ►  fevereiro (2)
      • ►  janeiro (2)
    • ▼  2008 (31)
      • ►  dezembro (4)
      • ►  outubro (3)
      • ▼  setembro (7)
        • Bujedo =]
        • Lista das comprinhas para o fim-de-semana em Castelo
        • Que azar... ;)
        • Cris a bugear
        • BUJEDÓ
        • Encontro de Bujedo
        • Bujedo '08
      • ►  agosto (4)
      • ►  julho (2)
      • ►  junho (2)
      • ►  maio (3)
      • ►  abril (1)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (2)
      • ►  janeiro (1)
    • ►  2007 (1)
      • ►  novembro (1)

    Links

    • A-Deus
    • Animadores
    • Ele e os Oito
    • Eu entre nós
    • Grupo Oupa
    • Juntados
    • Oriflame (Qualquer coisinha contactar a Nídia)
  • Procura






    • Home
    • RSS Posts
    • RSS Comentários
    • Editar

    © Copyright Mesa de Pau. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top